Páginas

terça-feira, 14 de setembro de 2010

A ESCOLA DEVE SER UM LUGAR AGRADÁVEL.




Há 47 anos atrás, no meu tempo de criança, a escola era muito diferente, as aulas iniciavam com as salas cheias e pouquíssimos chegavam ao final do ano e dentre os finalistas dum grande númera era reprovado.Geralmente todos eram pobres demais e a família não comparecia na escola dpara sabeer da vida escolar de seus filhos,as professoras mal haviam cursado o 4º ano e ensinavam aquilo que sabiam como rudimentos de leitura e escrita,tabuada e fazer continhas, nenhum problema social ou assunto relacionado com a vida cotidiana era mensionado nas aulas. Naquele tempo, pessoas com qualder deficiência não frequentavam a escola e as famílias encarregavam de escondê-las do público.
Os castigos eram terríveis e humilhantes. O aluno era mandado ajoelhar sobre carroços de milho, pedras, ficar com os braços abertos em pé e com o nariz colado no quadro e até usar chapeu de burro. As professoras beliscavam, jogavam apagador nas costas do aluno, torciam as orelhas e aquela quem batesse mais era considerada melhor professora.
Era um tempo muito difícil, principalmente para os mais pobres que conheciam a fome como uma companheira constante. A merenda escolar só chegou mais tarde, quem não pudesse comprar material escolar ou uniforme deveria sair da escola, afinal "prá que pobre estudar?"
Não tenho saudades daquele tempo, pois a escola era um lugar triste, mas mesmo vivendo condições precárias consegui seguir em frente e chegar na faculdade e ainda especializar e várias áreas do conhecimento.
Hoje a situação mudou e para melhor. As pessoas sente vontade de estar na escola, ogovernos criaram beneficíos sociais que incentivam o estudante financeiramente, os professores são formados e especializados em algumas áreas doconechimento: é verdade que os desafios são muitos e há muito o que conquistar ainda...
trabalho em uma Escola Estadual de Tempo Integral, onde o aluno entra às 7h e permanece até às 17h. Recebe um rico café da manhã, um almoço de qualidade e o lanche da tarde. o horário de almoço é muito bem planejado com atividades significativas. Nenhum tipo de esclusão, preconceito ou discriminação é permitido. Entre nos alunos há cadeirante, cega,imperativo,baixa visão,com déficit de aprendizagem. Todos aprendendo e ensinado significativamente.
Cada aluno recebe gratuitamente o livro didático, materiais esportivos e pedagógicos. Aqui se aprende cultura, esporte, música, pintura, teatro,natação (com a ajuda de parceiros), conhece lugares históricos através das excursões,tem reforço pedagógico,etc.
Tive a oportunidade de assistir o horário eleitoral e os candidatos ao cargo de presidente e governador estão demonstrando preocupação com a educação e apresentam propostas significativas e isso é salutar,popis quando todos lutam pela educação o país torna uma potência.
A escola deve ser um lugar agradável, onde as pessoas sente felizes
Prof. Dionizio Coêlho

Nenhum comentário: