Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Tempo para chegar, tempo para sair...


Este texto do Eclesiastes cap.3, vers. 01 a 09, é muito significativo para mim,
pois acredito no que está ali escrito e quando alguém vem dizer-me que alguém não vai sair de um determinado lugar, costumo dizer que é profecia...se houve uma hora prá chegar, haverá uma hora prá sair.
Em nosso caso pessoalmente, a profecia está acontecendo, porque ainda jovem, no ano de 1975, o saudoso Fabiano de Freitas, então secretário municipal de Administração da Prefeitura desta cidade, quando era prefeito o senhor Tubertino Ferreira Rios (também já falecido), me chamou para lecionar na Escola Municipal "Posto Agro-Pecuário" ali no Ministério (Fazenda Tomé Pinto) e daquele dia 01 de março de 1975 para frente eu nunca mais deixei a educação. Tudo que tenho ou que aprendi a partir daquela feliz data foi por causa da educação. E apesar de toda dificuldade ou problema enfrentado, se tivesse que escolher faria tudo de novo ou seja, abraçaria novamente a profissão de educador...Ajudei muita gente aprender alguma coisa, não tenho a pretensão de dizer que ensinei algo, porque professor não ensina apenas ajuda a aprender. Ao longo dos últimos 36 anos e 05 meses lecionei para pessoas de diferentes idades, ministrei aulas em várias disciplinas da 2ª série do Ensino Fundamental à Universidade. Passei por diferentes funções como coordenador, diretor e até auxiliei uma grande amiga (a Dona Maria Lucia em 1978 na Escola Estadual Cândido Dias em Jesúpolis) na secretaria nas horas de folga, porque ela na tinha auxiliares.
Tive a felicidade de trabalhar como educador na Escola Municipal "Posto Agro-Pecuário", na Escola Estadual Cândido Dias (em Jesúpolis- Goiás), estive um ano a disposição do Centro de Formação de Professores de Inhumas (Inhumas Goiás,no Colégio Estadual "Antonio Ferreira Rios", na Universidade Estadual de Goiás- UEG (em Jaraguá)e no Colégio Estadual São Francisco. A partir do dia 1º de julho inicio as minhas férias e em 1º de agosto entro em Licença Prêmio no dia 10 de outubro estarei protocolando o meu pedido de aposentadoria...Então...!!! Cheguei em 1º de março de 1975 e em 30 de junho de 2011 é o tempo de sair....Em breve estarei falando um pouco mais sobre o meu tempo na educação. Esta fala de hoje é um pequeno estágio, até porque já estou com um nó na garganta e falar um pouco mais com certeza traria lágrimas.
Obrigado meu Deus por fazer de mim um educador...
Dionizio Coêlho

2 comentários:

RUBIAGAMA disse...

Tenha ceteza que irá fazer falta .Sabe guando ainda era criança fui sua aluna desde do Ensino fundamental , medio e até na faculdade nos encontramos pode ter a grande certeza que aprendi muito e tenho orgulho de ter trabalhado esses anos com uma pessoa tão comprometida com a Educação como o Srº Professor DIONIZIO
RUBIA GAMA

Anônimo disse...

Fico triste em saber que a sua jornada como educar está próxima do fim... será que vc vai conseguir mesmo se aposentar?? Acredito que, pelo menos de vez em quando vai ministrar palestras, cursos, etc. Pelo menos aqui nesse blog contamos sempre com suas histórias e fotos de São Francisco de Goiás.
Aproveitando a oportunidade gostaria de agradecer por me ajudar a aprender, e fazer a acreditar que somos capazes e que nosso destino quem escreve somos nós mesmos.
Lembra quando me incentivou a estudar para fazer o concurso da educação?? Gostei tanto que hoje estou como professor, além de várias outras portas que se abriu com essa primeira oportunidade.
Que Deus te proteja e te ilumine, seja qual for seu caminho.

Abraços,
Adriano Ferreira