Páginas

sexta-feira, 9 de abril de 2010

São Francisco de Goiás


SÍNTESE DA HISTÓRIA DE SÃO FRANCISCO

O povoado de São Francisco das Chagas iniciou-se por volta de 1740 pouco depois da fundação de Jaraguá. Garimpeiros instalados na região de Jaraguá começaram a estabelecer nessa região para plantação de alimentos básicos como arroz, feijão, mandioca e milho.
O senhor Francisco Chagas de Assis mandou construir uma capela de sapé para que comunidade pudesse reunir e rezar o terço em homenagem a São Francisco de Assis e ao redor da capelinha foi surgindo casebres rústicos dando origem ao arraial de Chagas. Em 1911 o arraial foi elevado à categoria de distrito de Jaraguá e em 1953 tornou-se cidade. São Francisco de Goiás situa-se em uma região privilegiada, ficando 85 km distantes Goiânia, 70 km de Anápolis, tendo como visinhos os municípios de Jaraguá, Pirenópolis, Petrolina e Jesúpolis.
Hoje a economia do município é baseada na agropecuária na indústria de confecções, onde são criados modelos que viram moda em todo país. A produção é exportada para vários Estados brasileiros e até para o exterior. O município é administrado pelo senhor Luiz Antonio da Paixão, não tem vice-prefeito e o poder legislativo é formado por nove vereadores: Antonio Ferreira da Silva, Fernando Candinho, Jairo Gomes de Moura,Joenes Rossi Lima, Julierme Pedroso da Silva, Salaciel Inácio Pereira, Sidilei Dias de Souza e Valdomiro Marques.
Dionizio Ferreira Coêlho

Nenhum comentário: