Páginas

terça-feira, 1 de março de 2011

Diretores demonstram boa receptividade às mudanças anunciadas pelo secretário Thiago Peixoto




Mais de 1,5 mil pessoas lotaram auditório para conferir anúncio feito também pelo governador Marconi Perillo

Representante dos gestores no anúncio do projeto que prevê qualificação para mais de mil diretores de escolas estaduais, Edjar Júnior Barbosa afirmou, em discurso, que as medidas divulgadas pelo governador Marconi Perillo e pelo secretário de Estado da Educação, Thiago Peixoto (veja matéria em destaque neste site), contemplam a classe e trazem uma série de benefícios que terão reflexos imediatos no aprendizado dos cerca de 600 mil jovens e crianças.

"Nada mais justo valorizar aqueles que trabalham diretamente nas escolas e que são precisam responder pelo desempenho dos professores e alunos", disse Edjar, ele próprio responsável pelo Colégio Estadual Verany Machado de Oliveira, no Jardim Primavera, região Noroeste da Capital. "Com a formação que será oferecida aos diretores que tomarão posse em agosto deste ano e com a consequente valorização salarial, não tenho dúvidas de que daremos um salto expressivo no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Um gestor motivado faz a diferença dentro de uma escola", completou.

Durante o evento, o secretário Thiago Peixoto reforçou que todos os diretores precisarão ser capacitados para ocupar o cargo. "Se aceitarmos algum gestor não qualificado em nossos quadros, colocamos em risco o futuro de muitas crianças e jovens", disse. Thiago também enfatizou que a Secretaria de Estado da Educação será a responsável por oferecer os cursos de especialização em Gestão na Educação Pública para todos que se candidatarem ao cargo de diretor escolar - a eleição está prevista para ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.

O público presente também recebeu bem o anúncio de que, a partir de agora, a eleição ocorrerá apenas para diretor. O vice e o secretário serão escolhidos pelo candidato eleito. Outra medida prontamente comemorada pela categoria foi o prolongamento do mandato do diretor de dois para três anos. A iniciativa permitirá que haja mais eficiência na execução das políticas públicas voltadas para a Educação.

Para reforçar a importância da liderança do diretor, Thiago Peixoto anunciou ainda que três gestores irão compor sua equipe a partir deste mês na Secretaria da Educação. Edjar Júnior Barbosa é um deles. O outro é o professor Marcelo Oliveira, que estava à frente do Colégio Estadual Edmundo Rocha, na Vila Mutirão, região Noroeste da capital.

Nenhum comentário: