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quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Planejar é preciso


Em termos de subdivisões da tarefa de planejamento, o professor pode se guiar pelas seguintes fases:
Finalidade ou propósito educativo:
• Um enunciado geral sobre as intenções educativas; afirmação de princípios através da qual o grupo veicula seus valores.
Metas educacionais:
• Definem, de uma maneira geral, as intenções perseguidas por uma instituição, grupo ou indivíduo mediante um programa ou uma ação educativa determinada.
Objetivos concretos ou objetivos de aprendizagem:
• Definidos como enunciados relativos a mudanças válidas, desejáveis, observáveis e duradouras no comportamento do educando.
Em se tratando das realidades em que a qualidade é levada em consideração, temos o esmero dos profissionais com o elemento que é o alicerce, ou melhor, a pedra angular de toda prática pedagógica bem sucedida: o planejamento.
A todo o momento o ser humano planeja suas ações, suas decisões, seu trabalho,, sua vida enfim. Com a docência não é diferente.
As boas práticas em sala de aula mostram-se eficientes e eficazes no cenário educacional justamente porque foram planejadas, a partir de uma postura reflexiva sobre a prática a ser empreendida.
O Planejamento de ensino é a base de todo o currículo escolar. Planos de ensino, diretrizes, parâmetros, planos anuais, plano de aulas, plano de atividades, todos, cada um em sua instância, são tarefas do planejamento de ensino.
É a partir do planejamento que o professor, o gestor, o coordenador, o educador pode perscrutar sua atuação e possibilitar ao educando um resultado eficaz e eficiente; tendo, como resultado a reconstrução do bom status de sua profissão.
A via de acesso pelos conteúdos pressupõe que as intenções educativas se concretizem a partir de uma análise dos possíveis conteúdos de ensino, selecionando os de maior valor formativo.
Na via de acesso pelas atividades de aprendizagem – que é uma das características fundamentais dos currículos abertos – a idéia básica é que existem atividades com valor educativo intrínseco, independentemente do seu conteúdo concreto e dos possíveis aprendizados verificáveis que possam originar. Desse modo, o maior valor educativo intrínseco e de favorecer que o educando participe dela.
Planejamento é quando está no campo das idéias. Plano é quando está escrito.

Adaptado pelo prof. Dionizio Ferreira Coêlho, da Apostila da elaborada pela pela profª Vilna Pereira Leite, Diretora da Creche B. A. Janssen
São Francisco de Goiás, 12 de Janeiro de 2011.

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