Páginas

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

O TERÇO DA SENHORA PAKOAN






A Senhora Pakoan, imigrou com a sua família de seu país para os Estados Unidos da América do Norte e logo que chegou passou a trabalhar como governanta na casa de uma família batista que era muito rica e respeitada.
A Senhora Pakoan era uma exímia governanta e muito querida por toda família. Era costume da Senhora Pakoan andar sempre com um terço na mão, o que não deixava de intrigar o filho mais velho daquela família que acabara de ser ordenado pastor batista. Certo dia ao sair apressada, a Senhora Pakoan deixou o seu terço sobre a mesa da cozinha e o jovem pastor tratou logo de escondê-lo para pegar uma peça na Senhora Pakoan. No dia seguinte, a Senhora Pakoan, chegou mais cedo do que o de costume e ficou procurando o seu terço, que tinha certeza ter deixado sobre a mesa.
O jovem pastor em tom de deboche, perguntou:
– Perdeu o seu deus?
A Senhora Pakoan respondeu:
– Não, o meu Deus jamais pode ser perdido, Ele é eterno, tudo fez, tudo sabe, o que deixei sobre a mesa da cozinha foi o meu terço.
– Por que a senhora não lê a bíblia em vez de ficar repetindo essas rezas sem sentido?
A Senhora Pakoan disse:
– Por não saber ler, não leio a bíblia, mas procuro todo domingo participar da missa, onde é lido um trecho do santo evangelho de Jesus e dois trechos do antigo ou do novo testamento, procuro prestar atenção nos momentos de explicação. Mais o que tem essas continhas e os seus cochichos com a palavra de Deus?
A Senhora Pakoan respondeu:
– Tudo. Quando rezo o Pai e Nosso, estou cumprindo uma ordem de Jesus que diz nos evangelhos, “quando orares dizei assim...Pai e nosso...”, quando rezo as Ave Maria, estou seguindo as palavras do anjo de Deus citadas no Evangelho de São Lucas capítulo 1, versículo 28. Quando rezo o Glória Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, estou em minha pequenez, glorificando a Santíssima Trindade.
Confuso o rapaz ainda perguntou: – E e o restante não é só repetição?
A Senhora Pakoan respondeu: – Não. Cada momento é impar. Durante o dia rezo quatro terços: ao levantar medito ao rezar sobre os mistérios gozosos que falam sobre o nascimento e a infância de Jesus, ao meio dia rezo os mistérios dolorosos, meditando o que Jesus fez em sua pregação e sua paixão e morte na cruz, as 18h, procuro rezar refletindo sobre os mistérios gloriosos ou seja a ressurreição de Jesus, sua ascensão ao céu, a vindo do Espírito Santo, a coroação de Maria e para terminar, antes de deitar, rezo os mistérios a luz que versam sobre a vitória de Jesus sobre o mal, seus ensinamentos sobre a vida eterna, parece-me meu querido jovem, que tudo isso está na bíblia ou estou enganada?
Aquele rapaz então disse:
– Senhora Pakoan, por favor, me ensine a rezar o terço.

Nenhum comentário: