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quinta-feira, 5 de novembro de 2009

¨Tecnologias na Educação




GESTÃO ESCOLAR E TECNOLOGIA
Prof. Dionízio Coelho/Outubro de 2009
A escola não pode ser reduzida no trabalho particular de cada disciplina com professores trabalhando de maneira isolada, necessário se faz romper com o tradicionalismo arraigado no âmbito escolar, onde cada um faz o seu trabalho, cumpre a sua função impedindo a ação coletiva. A escola atual deve ser aberta e tornar capaz de refletir sobre as mudanças da sociedade. O papel do gestor escolar deve ser o repensar a escola e suas funções com o objetivo de formar as novas gerações.
Os conceitos modernos de administração consideram a escola como um organismo vivo que forma crianças e jovens, que interagem com o ambiente no qual estão inseridos e buscam nesse ambiente os estímulos e energias para desenvolver o trabalho. A gestão escolar deve envolver as tarefas pedagógicas e administrativas, englobando planejamento e execução. O trabalho administrativo e o pedagógico devem caminhar juntos, é um equívoco pensar que o trabalho administrativo deve estar focado apenas na organização escolar. Todos em uma unidade escolar devem estar preocupados também com o pedagógico.
A escola deve buscar novos métodos de gestão escolar no intuito de mudar comportamentos arraigados no cotidiano da mesma, abrir novos cais de interação ligando diretor, professores, coordenadores, funcionários e comunidade e consequentemente culminar no sucesso, pois quando realiza um trabalho colaborativo são grandes as chances de êxito.
Atualmente todas as instituições estão cada vez mais incorporando a tecnologia para agilizar os seus processos e interagir os grupos e obter êxito, com o sistema educacional não poder ser indiferente a esse filão da modernidade. Está na hora de avançar e o uso das TICs é um importante instrumento de modernidade, principalmente para a educação. Nossos alunos são nativos digitais e não conseguem mais permanecer em uma escola à moda antiga. Também é verdade que nós gestores e professores que atuamos na educação básica somos imigrantes digitais e temos certas dificuldade em relação ao novo, mas com um pouco de esforço é perfeitamente possível desenvolver um excelente trabalho com as TICs.
Quanto a gestão escolar deve ser democrática e compartilhada, agilizando a comunicação e favorecendo o diálogo na escola e com a comunidade. Essa medida afasta a distancia entre os atores do processo educativo e a comunidade externa, abrindo espaço para todos que fazem a educação acontecer na unidade escolar. Os gestores escolares devem criam uma ambiente de trabalho colaborativo, erradicando o individualismo. Com certeza o uso das TICs proporciona aos gestores recursos para tornar possível essa nova realidade, superar dificuldades e manter as pessoas interrelacionadas.

Computadores para todos
Em fevereiro deste ano recebemos em nossa escola 10 computadores, foi um momento especial para toda comunidade escola. Tivemos que adaptar uma sala para funcionar o laboratório, fizemos dívidas par a fazer as instalações necessárias e todos alunos, gestores, pais, professores e comunidade contribuíram para cumprir os compromissos assumidos. Imediatamente iniciamos o funcionamento do mesmo.
“Aprendizes do futuro”
A única professara da unidade que tinha um certo conhecimento em informática foi modulada como dinamizadora de tecnologias e passou a cuidar do laboratório de informática e de outras tecnologias.
Os alunos não tiveram maiores dificuldades porque não têm medo de mexer nos equipamentos. Algumas vezes até houve problemas de estragar algum equipamento, mas tudo foi resolvido.
Hoje a situação está muito melhor e uso das TICs estão produzindo bons resultados e já sonhamos com uma ampliação do número de computadores para atender outros setores como a biblioteca, a coordenação pedagógica, porque atualmente está restrito ao laboratório de informática e à secretaria, porém outros equipamentos como televisão, vídeo cassete, dvd e aparelhos sonoros fazem parte do arquivo tecnológico. Por haver só duas turmas no período vespertino não foi autorizado modular uma dinamizadora para esse período , o que tem dificultado e muito o nosso trabalho nesse horário. Esperamos que para o ano de 2010 com o aumento de mais uma turma consigamos modular uma pessoa para a função e assim atender plenamente os alunos também no 2º período do Projeto Escola Estadual de Tempo Integral (EETI).
A escola, as comunidades e as TICs
A escola está desenvolvendo um trabalho com as TICs e obtendo bons resultados, mas a comunidade ainda não tem acesso na unidade escolar por falta de um dinamizador em outros horários para atendê-la. É do interesse da escola estender esse tipo de atendimento para a comunidade.


Referências Bibliográficas
MARTINO, M. Desafios para a gestão escolar com o uso de novas tecnologias. São Paulo, PUC-SP, 2004.
NOVAIS, Vera Lúcia Duarte de. A relação da Escola com a Formação do Professor de Ensino Fundamental e Médio : da grade ao caleidoscópio. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2000.
VIEIRA, A. Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004.

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