Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2011

CONSELHO DE CLASSE

Na próxima 6ª feira, dia 29 de abril teremos o 1º Conselho de Classe deste ano letivo que iniciará as 8h
Lembramos a todos e a todas que a participação nesse conselho é muito importante.
Na oportunidade entregaremos os boletins do 1º Bimestre

Aula de Campo

Amanhã teremos aula de campo na fazenda de Marlene Cotrin da Cunha a partir das 11:30h.
Aula de natação
Caminhada ecológica.
Bom trabalho a todos e a todas.

Prof. Dionizio

domingo, 17 de abril de 2011

Domingo de Ramos



Hoje, Domingo de Ramos, inicia-se a Semana Santa
O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a da entrada de Jesus em Jerusalém. Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa o condenaram à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras. O Domingo de Ramos é a festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. É também a abertura da Semana Santa. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os(discípulos). Entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.

História A procissão do Domingo de Ramos surgiu depois que um grupo de cristãos da Etéria fez uma peregrinação a Jerusalém e, ao retornar, procedeu na sua região da mesma forma que havia feito nos lugares santos, lembrando os momentos da Semana Santa. O costume passou a ser utilizado gradualmente por outras igrejas e, ao final da Idade Média, foi incorporado aos ritos da Semana Santa.... O Rito A celebração do Domingo de Ramos começa em uma capela ou igreja afastada de onde será rezada a Missa. Os ramos que os fiéis levam consigo são abençoados pelo sacerdote. Então, este proclama o Evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém, e inicia-se a procissão com algumas orações próprias da festa, rumo à igreja principal ou matriz. Em algumas cidades históricas como: Ouro Preto, Pirenópolis, Resende Costa e São João Del Rei, esta procissão é acompanhada de Banda de Música. Durante a procissão, os fiéis entoam a antífona: "Hosana ao Filho de Davi! Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Rei de Israel, Hosana nas alturas!" Ao chegar onde será celebrada a missa solene, a festa muda de caráter, passando a celebrar a Paixão de Cristo. É narrado o Evangelho da Paixão, e segue a Liturgia Eucarística como de costume. O sentido da festa do Domingo de Ramos tratar tanto da entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, e depois recordar sua Paixão, é que essas duas datas estão intrinsicamente unidas. A Igreja recorda que o mesmo Cristo que foi aclamado como Rei pela multidão no Domingo, é cruficidado sob o pedido da mesma multidão na Sexta. Assim, o Domingo de Ramos é um resumo dos acontecimentos da Semana Santa, e também sua solene abertura

Procissão do Fogaréu


Na 5ª feira santa a cidade de Goíás vive um momento ípar que é a procissão do Fogaréu, é lindo...

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Semana Santa


A Semana Santa é uma tradição religiosa do Cristianismo que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.

A Semana Santa se inicia na quarta feira de Jesus Cristo em Jerusalém, que ocorre do domingo de ramos, e tem seu término com a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa.

Semana das Dores




Esta semana que precede o domingo de Ramos é dedicada à lembrança das dores de Nossa Senhora.



“Meditai muitas vezes nas minhas sete dores para consolar meu Coração e crescereis muito na virtude. Ó almas que sofreis, vinde para perto de meu Coração e aprendei comigo. É junto de meu Coração transpassado de dor que achareis consolação! Mães aflitas, esposas amarguradas, jovens desorientados, meditando nos meus sofrimentos tereis força para atravessardes todas as dificuldades”.



Que minhas dores comovam o seu coração, impulsionando-os para a prática do bem. 1ª Dor: Profecia de Simeão - 2ª Dor: Fuga para o Egito - 3ª Dor: Perda do Menino Jesus - 4ª Dor Encontro de Jesus com Maria, queda caminho do Calvário - 5ª Dor: Morte de Jesus - 6ª Dor: Lançada e descida da Cruz - 7ª Dor: Sepultamento de Jesus.
Bendita sejais Senhora das Dores, ouvi nossos rogos mãe dos pecadores...

Prefeito Luiz Antonio distribui peixe para a população


O prefeito Luiz Antonio da Paixão distribuiu peixe para toda população franciscana nesta 6ª feira. Por volta das 16:10 passou na porta de nossa escola e as professoras que estavam trabalhando receberam o seu peixe.

Ovos de páscoa



A tarde aqui na escola hoje foi bastante movimentada, pois a professora de Empreendedorismo, Aparecidada Alves da Silva Gomes, trouxe a semhora Míria, para ensinar os alunos e alunas fazer os ovos de páscoa que serão disbribuídos na próxima semana. A Profª Maria Eva paticipou ativamente do processo

Uniforme novinho

Chegou hoje o uniforme de nossos alunos, agora é comparecer todos uniformizados e o visual de nossa escola ficará legal.

Olimpiadas Escolares 2011

Quinta Feira, dia 14 de Abril o prof. Jader Jefferson esteve em Goianésia com os nossos alunos participando das Olimpiadas Escolares, nessa 1ª fase não tivemos muita sorte, acabamos perdendo os primeiros jogos.

3º Trabalho Coletivo



Quarta Feira, dia 13 de abril, realizou em nossa escola o #º Trabalho Coletivo deste ano letivo, cuja pauta foi o estudo dos descritores para a 2ª avaliação diagnóstica e o planejamento de aulas. No primeiro momento reunimo-nos com pais, alunos e professores para discutir assuntos de interesse coletivo, posteriormente reavaliamos nossas ações pedagícas e estudamos os descritores para a avaliação diagnóstica.
No persíodo vespertino dedicamos ao planejamento das aulas das próximas semanas.

A profª Olga deixa nossa escola


Após completar 28 anos de serviços prestados à educação, a professora Olga Leite Rodrigues de Morais,(de blusa branca) deixou a nossa escola. Dia 06 de abriu entou de Licença Prêmio e já requereu a sua aposentadoria. Obrigado Olga pelos anos de dediação nesta Unidade Escolar. Tenha o descanço merecido.

A professora Olga deixa nossa escola

Depois de completar 28 anos de exerc´cio do magistério, a professora Olga Leite Rodrigues de Morais, deixou esta Unidade Escolar no dia 06 de abril, próximo passado. Agradecemos de coraçâo o carinho e a dedicaçâo da professora Olga ao longo de muitos anos de serviço prestado à educação.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Prefeito visita a Escola Estadual São Francisco



Hoje por volta das 10:30h o nosso prefeito esteve juntamente com a secretária municipal de educação, Valdeci Pereira da Silva Abrão, visitando a nossa escola.
Na oportunidade convidou a comunidade escolar para participar das inauguração no próximo sábado a partir das 13h, visitou as dependências da escola,fez um lanchinho rápido, cumprimentou a todos,etc. Obrigado prfeito e secretária pela visita.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Hoje, 06/04/2011 foi um dia histórico para a educação brasileira




Hoje foi um dia histórico para a educação pública brasileira. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4167, que contesta a Lei do Piso (11.738/08), impetrada por governadores de cinco estados foi votada hoje (06) no Supremo Tribunal Federal (STF) em julgamento que durou cerca de seis horas. Por 7 a 2 o STF decretou a constitucionalidade da Lei do Piso. A partir de agora, todos os estados e municípios deverão acatar o conceito de piso como vencimento inicial de carreira, sem a possibilidade de incorporar gratificações para a composição do valor.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Flor de Maracujá


Pois sua moça eu vos conto
uma história que vi contá.
Porque razão ficou roxa a flor do maracujá
Maracujá já foi branco
eu posso até lhe jurá.
Mais branco do que a claridade
do sol ao desabrochá.
Quando o sol batia nele
lá prás bandas do sertão
maracjá parecia fofo ninho de algodão.
Mais um eu nem sei
se foi maio ou junho, se foi julho ou setembro.
Nosso senhor Jesus Cristo
foi conado a morrer numa cruz crucificado
longe daqui como quê.
Pregaram o Cristo a martelo
e ao ver tamanha crueza a multidão inteira
começou a chorar de tristeza.
Choraram as fontes ribeiras, choraram as folhas no chão,
sabiá também chorou no galho da laranjeira.
E o sangue de Cristo caindo pelo chão, tingiu maracujá
da triste cor de PAIXÂO>

Saída de Servidora


A servidora Jeyane Madeira de Melo Feliz que prestou serviço na Secretaria desta Unidade Escolar por um ano em regime de contrato temporário temporário, parou de trabalhar conosco a partir do dia 31 de março de 2011. Obrigado Jeyane pelo tempo que passou consco,parabéns pelo trabalho prestado!!!

"Sindica Dengueira"recebe visita da Agente de combate às Endemias


A "Sindica Dengueira", profª Rosângela Cardoso, recebeu a visita da agente de combate às endemias da Prefeitura, senhora Sátia Maciel Domingo e juntas percorreram o quintal desta escola, observando a situação de possiveis criadouros. A agente disse ser uma visita de rotina. O Prof. Dionizio também participou da conversa, fez alguns comentário sobre a questão do lixo acumulado na saida para Jesúpolis, onde contém inúmeros criadouros do mosquito Aedes Aegypti causador dos vários tipos de DENGUE. A gente de combate às endemias colocou à disposição desta unidade para o o que for nec3essário para combater os transmissor da DENGUE.

Excursão na Chácara da Viviane Morais



Onte nos alunos e alunas no período ampliado tiveram aula de campo na chácara da Senhora Viviane Morais na saída norte desta cidade. Dentre outras atividades, houve jogo de futebol, queimada, pique, atividades físicas e recreação.
Participaram da aula de campo professores e professoras que ministram oficinas na quinta feira.
Gilma Vasconcelos da Silva Faria
Jader Jeffer Marques
Rosângela F. Gama (amiga da escola)
Rubia Francisca Gama

Premiação de alunos.



Hoje no per´siodo do recreio às 9:35h a profª Rubia Francisca Gama entregou um prêmio para a aluna, Layna de Cássia Rosa de Morais e a profª Velardina Dalsíria entregou o prêmio ao aluno Eduardo Rodovalho, ambos alunos do 9º ano que alcançaram a maior nota em português e matematica respectivamente na avaliação diagnóstica realizada em 03 de março de 2011.
O nosso diretor disse que espera premiar todos alunos e alunas na próxima avaliação que acontecerá em maio. Parabéns Eduardo e Layna.

Encontro de Rede de Inclusão

Ontem das 13 às 17:30 no auditório do Colégio Estadual José Carrilho aconteceu uma formação continuada da Rede de Inclusão, promovido pela Secretaria de Estado da Educação via Subsecretaria Regional de Educação de Goianésia em Goianésia-GO. Da nossa escola participara as Coordenadoras, Leila Duarte de Oliveira e Patricia de Almeida Melo e também a profª de Apoio Gilda Vasconcelos da Silva Faria.