Páginas

terça-feira, 29 de março de 2011

Palestra sobre Convívio Social


Amanhã dia 30 de março,às 8h, o tenente Luiz estará proferindo neste Estabelecimento de Ensino, uma palestra sobre Convívio Social. É mais uma atividade da programação da Semana da Paz.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Celebração Pela Paz!



Terça feira dia 29 de março estaremos realizando uma Celebração pela Paz às 19:30. Esse será o ponto alto da nossa Pemana da Paz, quando estarão presente pais de alunos, pessoas da comunidade, alunos e alunas desta e de ourtas escolas da cidade.
Após a celebração haverá apresentações musicais, declamação de poemas, posse da Sindica Dengueira, desta Unidade Escolar, posse dos alunos e aluanas representantes de classe, premiação da luna e do aluno que alcançaram a maior nota na avaliação diagnóstica e belíssimo Bazar onde serão vendidos bijouterias,calçados e roupas de excelente qualidade.

Semana da Paz!!!


Dia 28 de março de 2011, às 8h receberemos nesta Unidade Escolar a Bandeira da Paz, a qual virá do Colégio Estadual Antonio Ferreira Rios. Nesta Solenidade haverá uma apresentação do colégio que fará a entrega. Ao longo da Semana da Paz estaremos trabalhando algumas atividades inerentes a esse tema.

Eleições para Representantes de Sala

Aconteceram hoje as elições dos alunos e alunas representantes de sala nesta Unidade Escolar. O resultado foi o seguinte:
6º Ano
Representante:José Wilker Peixoto Brito
Vice-Representante: Maria Cecília Fernandes da Silva
7º Ano
Representante: Karla Avelino da Silva
Vice-Representante:Sheron Raquel Aparecido de Souza
8º Ano
Representante:Juliana Ferreira da Silva
Vice-Representante:Jordana Rodrigues Pereira
9º Ano
Representante:André Luiz Ferreira de Souza
Vice-Representante:Aline Ferreira Alves
Professor(a) Representante
6º Ano:Jader Jeferson Marques
7º Ano:Rúbia Francisca Gama
8º Ano:Gilma V. da Silva Faria
9º Ano: Ediléia da S. M. Bastos

"Sindico Dengueiro"


Visando cumprir o Decreto Governamental nº 7.222, de 21 de fevereiro de 2011, esta Unidade Escolar escolheu para os próximos seis meses, como “Síndico Dengueiro” a prfª Rosângela Cardoso de Jesus

Decreto nº 7.22, de 21 de Fevereiro de 2011

Governo de Goiás
Secretaria de Estado da Educação
Núcleo de Programas Especiais

Ofício nº 024 /2010- NUPES/SEDUC
Goiânia, 18 de março de 2011.


Ao (À) Senhor (a)
Subsecretário (a) Regional de Educação

Assunto: Decreto nº 7.222, de 21 de fevereiro de 2011 que estabelece a “Síndico Dengueiro”.


Prezado (a) Subsecretário (a),

Considerando as particularidades epidemiológicas da Dengue e da reconhecida eficácia do trabalho coletivo voluntário na prevenção e no combate às causas dessa doença que o Governo do Estado de Goiás estabelece ações de prevenção e controle da Dengue em Goiás através do Decreto Governamental nº 7.222, de 21 de fevereiro de 2011, cópia anexa onde foram criadas no âmbito das Secretarias de Estado da Saúde e Educação as figura do “Síndico Dengueiro” com a finalidade de articular ações ao combate ao combate ao mosquito “Aedes aegypti”, junto em cada prédio que abrigue órgãos e entidades públicos.
O “Síndico Dengueiro” será designado pelo titular do órgão ou da entidade, dentre servidores voluntários, em parceria ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT-, para gestão de 6 (seis) meses, quando será substituído por outro voluntário para igual período.
Para a execução das ações, o responsável pela manutenção do prédio, sede de órgão ou entidade, adotará as providências necessárias, de conformidade com a solicitação do “Síndico Dengueiro”.
Em caso de suspeita de dengue em funcionário com lotação no prédio sob sua responsabilidade, o “Síndico Dengueiro” comunicará à vigilância epidemiológica do município de sua localização.
A Secretaria de Estado da Saúde oferecerá o apoio técnico necessário ao cumprimento deste Decreto, de acordo com a solicitação do “Síndico Dengueiro”, devidamente validada pelo titular do órgão ou da entidade.
A Secretaria de Estado da Saúde oferecerá o apoio técnico necessário ao Síndico Dengueiro, instituído pelo Decreto nº 7.222, onde uma equipe preparada para receber e prestar as informações técnicas, além de responder dúvidas e receber denúncias e/ou reclamações relacionadas às ações do Programa de Controle da Dengue em Goiás, o telefone para contato: (062) 3201- 4513 ou E-mail: educacao.saude.go@gmail.com.
Para a melhor implementação e efetivação solicitamos de Vossa Senhoria, empenho no cumprimento às determinações do Decreto na escolha do Síndico Dengueiro.
O nome de cada Síndico Dengueiro indicado poderá se enviado ao Núcleo de Programas Especiais, através de ofício sito (Av. Anhanguera, n.º 7171, quadra R-1, lote 26 – Setor Oeste – Piso 02, sala 01 - CEP: 74110-010 – Goiânia–GO telefone: 62 - 3201 3161/3055) ou seducdengue@gmail.com, até o dia 25/03/11.
Os Síndicos Dengueiros entrarão em contato com a vigilância epidemiológica do município de sua localização para estabelecer parcerias até o dia 30/03/11, nas referidas Unidades.
Segue cópia do Decreto Governamental nº 7.222, de 21 de fevereiro de 2011, e cópia do Projeto Goiás Contra Dengue, onde poderá servir de suporte para melhores orientações que é o objetivo deste ofício.
Contando com a atenção de Vossa Senhoria, desde já agradecemos.


Atenciosamente,


Thiago Mello Peixoto da Silveira
Secretário de Estado da Educação

Paz

Amor, carinho.
Amar o proximo como a ti mesmo.
Agradecer a Deus todos os dias.
Ter Paz com os colegas, educação e respeito.
Honrar nossos pais.
Ter mais respeito com os professores e com os irmaõs e principalmente com nosso corpo, porque somos Templo de Deus.

Aluna: Eva Nara de Souza
8º ano

quinta-feira, 24 de março de 2011

Sonhar é Preciso...


Na teimosia de tornar este mundo um pouco melhor
Na luta constante pelas trabalhadoras e trabalhadores deste país
Na luta sindical há há 32 anos...
Ainda sonho com dias melhores para trabalhadores e trabalhadoras em educação neste Estado e isso só alcançaremos com muita luta, pois nenhuma conquista vem de graça...
Essa foto? ....Eu e a Presidenta do Sintego, Ieda Leal no último congresso do Sintego em Goiânia

quarta-feira, 23 de março de 2011

Formatura

Ao longo desta semana está acontecendo as solenidades de formatura dos concluintes do curso de Biologia da Unianhanguera e o prof. Jader Jefferson Marques desta Unidade Escolar é um dos concluintes. A colação de grau será hoje às 20h e dia 25 será o baile de "gala". Parabéns professor pela conquista e graças ao seu esforço nossa cidade tem um biólogo.

terça-feira, 22 de março de 2011

Precisamos cuidar da água que possuimos no planeta


É de vital importância cuidar desse precioso bem que o nosso planeta possui.A água é util para todo tipo de vida. Se você quiser ter boa saúde é só tomar 1 litro e meio de água filtrada em jejum toda manhã e só comer ou beber algo uma hora depois de ingerir o líquido.

22 de março é o Dia Mundial da Água


Quem consome água de forma regular durante o dia ajuda o corpo a funcionar melhor, previne problemas de saúde e até fica mais bonito. "A água tem um papel regulador de muitas funções de nosso organismo. a quantidade de água que consumimos tem um papel fundamental desde o controle da temperatura até o bom funcionamento do sistema circulatório", explica o fisiologista Raul Santo de Oliveira, da Unifesp.

Para saber a quantidade certa de água para consumir, basta multiplicar o seu peso corporal por 0,03. Assim, uma pessoa com 70 quilos, por exemplo, deve tomar aproximadamente 2,1 litros de líquido por dia. "É importante lembrar que esse cálculo é feito de maneira geral, mas a necessidade de água varia de pessoa para pessoa. Uma atleta de alto rendimento, por exemplo, pode perder um litro de água por hora, e por isso precisa de uma maior ingestão", diz o fisiologista. A seguir, conheça 12 motivos para deixar sempre um copo de água por perto.

Laboratório de Informática


Professora Rosângela Cardoso de Jesus, Dinamizadora do Laboratório de Informática, planejando atividades para atender os alunos no intervalo de almoço.

Novas aquisições para nossa escola



Ontem a tarde chegaram a esta escola alguns móveis que serão destinados ao atendimento de nossos alunos.
Os móveis foram adquiridos com recursos do governo federal ( PAF/2010)
02 mesas de madeira
01 arguarda-roupa de madeira
01 mural

Eletricidade


A profª Marlene Bernardes R. de Morais, ministrando uma aula de ciências sobre eletricidade no 9º ano do Ensino Fundamental. Nesta Escola agora temos com objetivo priritário a leitura e a interpretação, objetivo este que está sendo perseguido com muito ânimo por todos os prfessores.

Aula de Matemática


Este é um atendimento a um dos grupos na aula de Matemática que a profª Velardina Dalsíria ministrando nesta manhã, hoje como amanheceu com muita chuva vieram poucos alunos, mas mesmo assim a professora desenvolveu uma boa aula, os alunos presentes demonstraram bastante interessados na atividade.

Paz



Paz é união,
Paz é respeito,
Paz é amor,
Paz é carinho,
Paz é alegria,
Paz é ser feliz,
Paz é humildade,
Paz é amizade,
Paz é respeito,
Paz é cidadania,
Paz é vencer na vida,
Paz é ser rexistente,
Paz é pensar positivo,
Paz é não crescer no tamanho, mas sim no pensamento,
Paz é conviver com as diferenças,
Paz não é só isso tudo, mas sim ter DEUS no coração.

Paz é uma pequena palavra, com um grande SIGNIFICADO...

Produção feita na aula de Português ministrada pela Profª Rúbia Gama nesta manhã, pelo aluno Thiago Vilasboa do 9º ano

segunda-feira, 21 de março de 2011

A simpática Família Obama no Brasil


A simpática família Obama pareceu sentirmuito a vontade e feliz aqui no Brasil

Visita de Barack Obama ao Brasil



Ao passar pelo Rio de Janeiro ontem o presidente dos Esdos Unidos da América do Norte visitou o Cristo Redentor, encontrou com pessoas da Comunidade cidade de Deus, recebeu alunos de escola pública
Em discurso acalorado para a elite carioca, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Barack Obama demonstrou conhecer o Brasil, como nenhum outro presidente norte americano já demonstrou. Obama elogiou a democracia da sétima economia do planeta, reconheceu os esforços do Brasil em tirar milhões de brasileiros da pobreza e ainda ressaltou a disposição de parceira econômica e cultural entre as duas nações.

visita do Presidente Barack Obama, ao Brasil, mostrou que Dilma Roussef alinha a ideologia do povo Brasileiro à ideologia dos Estados Unidos, buscando a democracia acima de tudo, o que de certa forma nos tranquiliza, pois deixa para trás apoios a ditaduras socialistas, que seu antecessor e parceiro de longas datas Luiz Inácio Lula da Silva costumava proteger em discursos no exterior.
visita do Presidente Barack Obama, ao Brasil, mostrou que Dilma Roussef alinha a ideologia do povo Brasileiro à ideologia dos Estados Unidos, buscando a democracia acima de tudo, o que de certa forma nos tranquiliza, pois deixa para trás apoios a ditaduras socialistas, que seu antecessor e parceiro de longas datas Luiz Inácio Lula da Silva costumava proteger em discursos no exterior. Segundo as reportagens as pessoas estavam radiantes, pois Obama é uma pessoa do povo. Afinal é histórico o 1º Presidente negro dos Estados Unidos no Brasil

Eleições para Diretor em 2011


Este é um ano de eleição para diretor nas escolas estaduais de Goiás e assim sendo a nossa escola também passará por esse processo, provalvelmente no dia 31 de maio. A professora Patrica de Almeida Melo, que é atualmente presidente do Conselho Escolar Prof. Valdeberto Batista Arantes, atendendo pedido de muitos colegas de serviço e alunos, resolveu que irá se candidatar ao cargo de diretora desta escola. Quem estiver interessada a candiatar deverá fazer um curso de 40h sobre gestão escolar e se for aprovada, elaborar uma proposta de trabalha para os três anos e ai sim candidatar, se ganhar a eleição, terá que fazer um curso de Gestão Escolar e assim poder revolucionar a escola. Esse é o sonho do nosso Secretário de estado da Educação Thiago Peixoto

Professora Patricia


Aula de História da Professora Patricia de Almeida Melo na manhã de 21 de março de 2011.

Desrespeito Ambiental em São Francisco de Goiás



A Campamha da Fraternidade 2011 tem como Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta; Lema "A Criação Geme em Dores de parto", (Rm 8,22). Esse assunto veio em boa hora, porque é uma questão que exigem muita reflexão em todo o Brasil. Muitas vezes pensamos que a problemática ambiental só acontece na Amazônia, no Japão ou nas calota polares. Precisamos entender que nossa casa, nosso quintal, a escola e a igreja que frequentamos, as ruas por onde andamos, o campo onde jogamos, tudo é meio ambiente e que um inocente papel de balinha, uma simples tampinha de caneta pode matar milhares de pessoas quando torna um criadouro do mosquito da DENGUE (o Aedes Aegypti)Aqui em São Francisco de Goiás as pessoas não costumam respeitar o meio ambiente; no meio urbano cortam as árvores defronte suas casas sem nehuma autorização e o poder público não aplica a lei ambiental, não há notícia de alguém cidadão ou cidadã foi punido por faze isso, no meio rural desmatam até a beira dos rios e nada é feito para recuperar o que já foi degradado. A população está jogando todo tipo de lixo na rodovia GO-529, saída para Jesúpolis, atitude que deixa a entrada de nossa cidade com um aspecto horripilante e ainda é um excelente criadouro do o Aedes Aegypti, causador de todo tipo de DENGUE. Nossas autoridades precisam olhar com urgência essa situação, tanto no exclarecimento de que para retirar uma árvore a pessoa deve tirar uma licença ambiental na prefeitura e se comprometer a plantar outra, sob pena de ser multado e a multa não dever ser simbólica, pois se exigem do executivo a prestação de serviço deve também cumpreir as leis da municipalidade. De nada adianta ficar varrendo para debaixo do tapete, é preciso começar com a conscientização e depois é estipular multa. Quanto a questão do lixo jogado na saída para Jesúpolis, sugerimos ao senhor prefeito, que faça um folheto explicativo sobre a questão e mande entregar de casa em casa do bairro 8º Centenário e na parte do Bairro Japão que fica ali perto, depois faça um mutirão retirando toda aquela sujeira. E depois disso é só multar e fazer cumprir a lei.
Aqui na escola procuramos ensinar nossos alunos e alunas, mas ao sair daqui eles encontram muitos exemplos de desrespeito ao meio ambiente e só Deus sabe se quando forem adultos a situação sera melhor.

Campanha da Fraternidade 2011 -Tragédia no Japão


FUKUSHIMA, Japão, 13 de março - O Japão luta neste domingo para impedir o vazamento de dois reatores nucleares atingidos pelo terremoto, descrevendo o tremor e o tsunami, que pode ter provocado a morte de mais de 10 mil pessoas, como a pior crise que a nação já viveu desde a Segunda Guerra Mundial.

A terceira maior economia do mundo está lutando para responder ao desastre de proporções épicas, em que mais de 1 milhão de pessoas estão sem água potável ou energia e enquanto cidades inteiras foram varridas do mapa.

"O terremoto, o tsunami e o incidente nuclear têm sido a maior crise que o Japão enfrentou nos 65 anos desde o fim da Segunda Guerra Mundial", disse o primeiro-ministro Naoto Kan em conferência de imprensa. Se o ser humano não tiver cuidado com as usinas nucleares estaremos sempre em perigo. Necessário se faz repensar esse assunto ou então a humanidade continuará "gemendo" com as dores da terrível rediação.

Campanha da Fraternidade 2011




Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta
Lema:"A CRIAÇÃO GEME EM DORES DE PARTO"
Em 2011 estaremos falando sobre meio ambiente, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas – causas e conseqüências. Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta; Lema "A Criação Geme em Dores de parto", (Rm 8,22). Não há como não se dar conta que esta campanha esta ligada a Campanha de 2010, ora o fator econômico não esta relacionado à situação de nosso planeta hoje? Somos todos moradores de uma mesma casa, gostando disso ou não estamos interligados. Não há como simplesmente virar as costas e não se importar, afinal se ocorresse uma catástrofe a nível global para onde iríamos? Aquecimento global, mudanças geológicas nada mais é do que reações as nossas ações. A Campanha da Fraternidade de 2011, de maneira primorosa como sempre, vem justamente nos alertar desta verdade tudo o que fazemos pode prejudicar ou ajudar a salvar nosso planeta nos dá a oportunidade de como uma família sentarmos juntos e elaborarmos ações para salvar a nossa casa Em escola embora tardiamente estaremos a partir de hoje trabalhando a campamna da fraternidade 2011 através de debates sobre esse importante tema, excursões para obesrvar a degradação ambiental e para o encerramento distribuiremos uma cesta de alimento para uma família carente, pois sabemos que muita gente "geme" ao passar tanta necessidade.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Fragmentos de nosso Plano de Ação.


O nosso objetivo prioritário hoje é:
A leitura e a escrtia reflexiva.
O nosso foco:
O ensino e a aprendizagem
Nossas Metas:
Melhorar a comprensão leitora e interpretativa dos alunos com auxílio de materiais gráficos.
Melhorar a leitura e interpretação de textos verbal dos alunos utilzando gráficos e tabelas.
Trabalhar situação problema utlizando utilidade de medidas padronizadas como km/m/mm/quilograma/grama/miligrama/litro e mililitro.
Trabalhar a compreensão da leitura reflexiva, a saida da decodificação, formando o leitor crítico capaz de entender o contexto.
Nossas Ações:
Aplicar simulado que envolva os conteúdos da Matriz curricular e os descritores da Prova Brasil.
Trabalhar diferentes tipos de gráficos e tabelas para que o aluno desenvolva a leitura e interpretação de cada setor.
Trabalhar a situação problema utilizando utilidade de medidas padronizadas.(km,m,mm:qilograma,grama, tiltor, etc.
Intensificar momentos de leitura e interpretação em todas as disciplinas.
ministrar aulas com uso de materiais gráficos(história e quadrinhos, imagens, panfletos).
apresentar textos estratégicos e a partir de exercícios construir seu próprio conecimento.
Tudoas metas e ações serão trabalhadas semanalmente.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Horário de Almoço - Dia 17/03/2011


Dia do Combate a Dengue




Encontro Pedagógico na SRE-Goianésia

Amanhã dia 18 de março de 2011, o professor Dionizio F. Coelho, diretor de Unidade Escolar e a profª Leila Duarte de Oliveira, coordenadora pedagógica, participarão de um encontro pedagógico na SER/ Goianésia, para juntamente com as outras escolas fazer uma análise da Avaliação Diagnóstica e apresentar o Plano de Ação da nossa escola para resolver a questão do resultado alcançado pelos nossos alunos do 9º ano.

Produção de Bananas no quintal da Escola Estadual São Francisco




Na manhã de hoje fizemos o corte de alguns cacho de banas produzidos aqui no quintal da escola. Esse cacho da foto é de banana marmelo qwue foi plantado no mês de abril de 2010. Já estamos colhendo també banas da espécie naniquinha e naicão. Pero Vaz de caminha estaverto quando disse que"Nesta terra tudo que se planta dá."
Figura 1 Prof. Dionizio Coelho e o aluno Mauricio carregando o cacho de banana marmelo.
Figura 2 Prof. Donizio Coelho e a profª Rosângela Cardoso
Figura 3 A coordenadora Patrícia e o aluno Maurícioconversnado sobre a importância de plantar frutas na escola.

COPNSEG


:: Objetivos

Geral

De acordo com a Port. 459/2005 da SSPJ, publicada no Diário Oficial n° 17.582 de 16/12/1996, os Conselhos Comunitários de Segurança têm como objetivo geral colaborar com a Secretaria da Segurança Pública e Justiça do Estado de Goiás, no equacionamento e solução de problemas, inclusive oferecer subsídios materiais como escopo de uma maior eficiência na defesa da ordem e segurança da comunidade local.


Específicos

Cada Conselho Comunitário de Segurança tem objetivos próprios de acordo com a realidade local. Alguns objetivos são comuns a todos os conselhos:

• Planejar a ação comunitária de segurança e avaliar seus resultados;

• Desenvolver campanhas educativas, visando orientar a população sobre condições e formas de segurança;

• Trabalhar junto à população, à polícia e ao governo para combater as causas que geram a criminalidade e a violência em geral.

Conselho Comunitário de Segurança


Participei ontem na Academia de Polícia Civil em Goiânia, de uma reunião dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública. Houve palestras sobre assuntos relevantes no setor de segurança pública. Em nossa cidade foi criado o 1º CONSEG, do qual tenho a satisfação de ser um dos conselheiros.

terça-feira, 15 de março de 2011

Profª Ediléia no 2º Trabalho Coletivo


A elegante profª Ediléia Bastos participando do 2º Trabalho Coletivo no turno matutino.

Segundo Trabalho Coletivo

Durante todo o dia de hoje estamos realizando neste Estabelecimento de Ensino o 2º Trabalho Coletivo com a seguinte
Turno Matutino:
7:30h Abertura com uma oração coletiva.
7:35 Reunião com pais dos alunos do 9º ano.
8:15h Repasse da formação continuada sob o livro de português adotado (Profª RúbiaGama).
10h Elaboração do Plano de Ação.
11:30h Avisos Gerais.
13h Continuação da elaboração do Plano de Ação.
15h Intervalo
15:30h Planejamento de aulas.
17h Encerramento

sábado, 12 de março de 2011

Beleza Franciscana


O nosso município possui muitas belezas, mas esta é incomparável...
Visitar a cachoeira do Rio Pari é gratificante...

quinta-feira, 10 de março de 2011

Recebemos a visita da Coordenadora de Projetos Especiais da SRE-Goianésia

Na manhã de hoje recebemos a visita da senhora Geralda Neves Moura Campos, Coordenadora de Projetos Especiais da Subsecretaria Regional de Educação de Goianésia.Primeiramente reuniu-se com o Diretor e a Coordenadora Pedagógica, depois com os alunos e alunas do 9º ano e na sequência com os professores e professoras, com a finalidade de analisar os resultados da avaliação diagnóstica realizada no último dia 03 de março do ano em curso. Traçamos metas e ações pasra reverter o quadro que ficou aquem do esperado. Já no próximo trabalho coletivo a se realizar no próximo dia 15 de março estaremos replanejando nossas ações na busca de solucionar os problemas que passivelmente estão atrapalhjando o rendimento dos alunos.

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA INICIAL NA ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISCO

ESTADO DE GOIÁS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
NÚCLEO DE REFORMA, GESTÃO E RESULTADO

PLANO INICIAL DE MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO/APRENDIZAGEM DA REDE ESTADUAL


PLANILHA DE PONTUAÇÃO

N° NOME DO ESTUDANTE LÍNGUA PORTUGUESA / MATEMÁTICA
01 ABDIAS BATISTA DE OLIVEIRA 2,0 / 4,0
02 ALINE FERREIRA ALVES 2,0 / 2,0
03 ANDRÉ LUÍS FERREIRA DE SOUSA 4,0 / 2,0
04 DELMY BARBOSA DE O. JUNIOR 2,0 / 3,0
05 DIOGO SOARES DE OLIVEIRA 1,0 / 3,0
06 ELISMAR JOSÉ DA SILVA 4,0 / 3,0
07 EDUARDO AVELINO DA SILVA 3,0 / 3,0
08 EDUARDO RODOVALHO 3,0 / 5,0
09 ERIKA MARIA DA SILVA 2,0 / 4,0
11 GABRIEL TAVARES CARDOSO 4,0 / 1,0
12 JULIEL ALVES DE SOUSA 4,0 / 4,0
13 LAYNA DE CÁSSIA R. DE MORAIS 8,0 / 3,0
14 LEONARDO DA SILVA * / *
15 LUCAS BENTO DE BESSA 1,0 / 2,0
16 NAYANE NUNES RODRIGUES * / *
17 THIAGO VILASBOA SANTOS 2,0 / 3,0
18 TIAGO VIEIRA DA SILVA LEITE 1,0 / 2,0
19 VINÍCIUS MARTINS FERREIRA 3,0 / 2,0
20 SANTINONES SOARES SOUSA NETO 0,0 / 1,0
* NÃO COMPARECEU

CONVOCAÇÃO

Ilma. Sr (r)
Profª.(r).
Nesta

CONVOCAÇÃO

O professor Dionizio Ferreira Coelho Diretor desta Unidade Escolar, no uso de suas atribuições legais, vem por meio desta CONVOCÁ-LA (O) para o 2º trabalho coletivo a ser realizado no próximo dia 15 de março de 2011 no período das 7:30 ás 11:30h e das 13 ás 17h.


São Francisco de Goiás, 10 de março de 2011.



Dionizio Ferreira Coêlho
Diretor/Portaria nº. 4492/20
Leila D. de Oliveira
Coordenadora Pedagógica
Patrícia de Almeida Melo
Coordenadora da EETI

quinta-feira, 3 de março de 2011

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PARA O 5º E 9º ANO E 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Os alunos do 9º desta Unidade Escolar participaram na manhã de hoje da AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PARA O 5º E 9º ANO E 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, que aconteceu em to o Estado de Goiás. A professora Rúbia Francisca Gama, aplicou as provas acompanhada pela Lais, técnica da Subsecretaria Regional de Educação de Goianésia.Os alunos e alunas questionados sobre a prova disseram que resolveram todas as questões, mas não podem afirmar com certeza se sairam bem. Alguns estão confiantes. o grupo gestor e a equipe docente estão confiantes que esse tipo de avaliação será muito importante para a melhoria do ensino. Aqui em nossa escola o aluno ou aluna que tirar a maior nota receberá um prêmio

CONVITE PARA FEIJOADA

A ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISCO, EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL, CONVIDA VOCÊ E SUA FAMÍLIA PARA PARTICIPAR DE UMA FEIJOADA BENEFICENTE NESTA SEXTA DIA 04 DE MARÇO DE 2011, A PARTIR DAS 19h.
ATENCIOSAMENTENTE AGRADECEMOS A SUA COLABORAÇÃO.

CONVITE PARA FEIJOADA

A ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISCO, EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL, CONVIDA VOCÊ E SUA FAMÍLIA PARA PARTICIPAR DE UMA FEIJOADA BENEFICENTE NESTA SEXTA DIA 04 DE MARÇO DE 2011, A PARTIR DAS 19h.
ATENCIOSAMENTENTE AGRADECEMOS A SUA COLABORAÇÃO.

terça-feira, 1 de março de 2011

Enchente no Rio Pari dia 03 de Janeiro de 2011

2º Trabalho Coletivo de 2011

O PRÓXIMO TRABALHO COLETIVO ACONTECERÁ DIA 15 DE MARÇO DE 2011 DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES CONTIDAS NO OFÍCIO CIRCULAR DE Nº002/11-GAB/REGEST

Feijoada


Nesta 6ª feira, dia 04 de março de 2011 a Escola Estadual São Francisco/Educação em Tempo Integral estará servindo uma deliciosa feijoada a partir das 19h por apenas R$ 5,00 (cinco reais)

Atenção Professores e Professoras

Oportunidade de curso a distância


Abertas inscrições para programa de formação na área de Educação Especial


Curso conta com parceria entre MEC, UEG e Seduc-GO

Estão abertas as pré-inscrições para o Programa de Formação Continuada de
Professores na Educação Especial – curso oferecido pelo Ministério da
Educação em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a
Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO).

O programa tem como objetivos aperfeiçoar o ensino com foco na inclusão e
atender os interesses de alunos com necessidades especiais, dentre outros.

É um curso de formação continuada na modalidade à distância totalmente
gratuito, com carga horária de 220 horas e duração de cinco meses. É
direcionado preferencialmente aos professores da rede estadual, mas também
será aberto a todos os docentes regentes que trabalham com jovens e crianças
com todos os tipos de deficiências, transtornos do desenvolvimento,
superdotação e altas habilidades.

Serão proporcionadas participações em fóruns de discussões. A data para o
início do curso ainda não foi divulgada, mas a pré-inscrição pode ser feita
no site da UEG através do link http://www.unuead.ueg.br:7085/cadaee/

Mais informações também na Coordenação de Ensino Especial da Seduc-GO:
3201-3122 e 3201-3126.

Diretores demonstram boa receptividade às mudanças anunciadas pelo secretário Thiago Peixoto




Mais de 1,5 mil pessoas lotaram auditório para conferir anúncio feito também pelo governador Marconi Perillo

Representante dos gestores no anúncio do projeto que prevê qualificação para mais de mil diretores de escolas estaduais, Edjar Júnior Barbosa afirmou, em discurso, que as medidas divulgadas pelo governador Marconi Perillo e pelo secretário de Estado da Educação, Thiago Peixoto (veja matéria em destaque neste site), contemplam a classe e trazem uma série de benefícios que terão reflexos imediatos no aprendizado dos cerca de 600 mil jovens e crianças.

"Nada mais justo valorizar aqueles que trabalham diretamente nas escolas e que são precisam responder pelo desempenho dos professores e alunos", disse Edjar, ele próprio responsável pelo Colégio Estadual Verany Machado de Oliveira, no Jardim Primavera, região Noroeste da Capital. "Com a formação que será oferecida aos diretores que tomarão posse em agosto deste ano e com a consequente valorização salarial, não tenho dúvidas de que daremos um salto expressivo no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Um gestor motivado faz a diferença dentro de uma escola", completou.

Durante o evento, o secretário Thiago Peixoto reforçou que todos os diretores precisarão ser capacitados para ocupar o cargo. "Se aceitarmos algum gestor não qualificado em nossos quadros, colocamos em risco o futuro de muitas crianças e jovens", disse. Thiago também enfatizou que a Secretaria de Estado da Educação será a responsável por oferecer os cursos de especialização em Gestão na Educação Pública para todos que se candidatarem ao cargo de diretor escolar - a eleição está prevista para ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.

O público presente também recebeu bem o anúncio de que, a partir de agora, a eleição ocorrerá apenas para diretor. O vice e o secretário serão escolhidos pelo candidato eleito. Outra medida prontamente comemorada pela categoria foi o prolongamento do mandato do diretor de dois para três anos. A iniciativa permitirá que haja mais eficiência na execução das políticas públicas voltadas para a Educação.

Para reforçar a importância da liderança do diretor, Thiago Peixoto anunciou ainda que três gestores irão compor sua equipe a partir deste mês na Secretaria da Educação. Edjar Júnior Barbosa é um deles. O outro é o professor Marcelo Oliveira, que estava à frente do Colégio Estadual Edmundo Rocha, na Vila Mutirão, região Noroeste da capital.

Duplas pedagógicas passam a ter função estratégica

Profissionais fortalecerão processo de ensino e aprendizagem
O Núcleo de Reforma, Gestão e Resultados da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO) esteve reunido nesta semana com os coordenadores pedagógicos das 38 Subsecretarias Regionais de Educação para divulgar novas atribuições e práticas para o trabalho na rede estadual - em particular para a atuação das duplas pedagógicas junto às escolas.

Além de ficarem apenas um dia da semana nas sedes das subsecretarias, podendo assim cumprir um cronograma de visitas às escolas nos outros quatro dias úteis, as duplas terão que fornecer sistematicamente à Secretaria da Educação informações detalhadas sobre as atividades pedagógicas de cada unidade.

No documento padrão que o Núcleo fornecerá às duplas, elas terão que informar, por exemplo, como se deu a construção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola; se teve participação dos professores; se os pais e alunos conhecem o documento e se ele é cumprido na prática. As duplas também terão que responder a respeito do processo de alfabetização e letramento dos alunos, da ampliação das capacidades de leitura, escrita e cálculos matemáticos do ensino fundamental e sobre o andamento dos projetos, dentre outras questões.

A aprendizagem e a avaliação dos alunos também deverão ser informadas à Seduc-GO a cada dois meses. Toda esta reformulação não trata de um mero processo administrativo. A equipe técnica do Núcleo ressalta que as duplas terão como papel imprescindível acompanhar e orientar o trabalho pedagógico nas unidades escolares.

No momento em que a secretaria promove o retorno dos professores efetivos à sala de aula e dá ênfase ao ensino de Língua Portuguesa e Matemática, além de outras medidas, o trabalho pedagógico será redimensionado em todas as instâncias da rede pública estadual - desde as coordenações nas escolas, passando pelas duplas, até o suporte pedagógico nas subsecretarias. E nesse contexto, as duplas ganham função estratégica. Ao acompanharem de perto as escolas e produzirem as informações sobre cada etapa do trabalho que elas realizam, as duplas estarão fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem.

Organograma – Na maioria das escolas goianas que contam com vice-direção, os ocupantes destes cargos também exercem a função de coordenador pedagógico. Além desse profissional capacitado para promover o planejamento, execução e avaliação do projeto político-pedagógico da unidade de ensino, a escola conta com os coordenadores pedagógicos de turnos. Nas subsecretarias, a equipe pedagógica é composta de um coordenador e de três subcoordenadores, um para cada etapa da educação básica. A essa estrutura estão ligadas as duplas pedagógicas, que acompanham dez escolas cada uma. Todos esses profissionais, que são efetivos da rede estadual, trabalham para dar à escola o suporte pedagógico que elas precisam.

A partir das novas orientações, as duplas, ao cumprirem a agenda semanal de trabalho nas escolas, também deverão deixar afixado nas subsecretarias o cronograma semanal das visitas. Além de preencherem o roteiro para acompanhamento pedagógico relativo a cada escola, elas entregarão à subsecretaria um relatório de acompanhamento diário em que informará as situações observadas, as orientações e os encaminhamentos. Esse documento será assinado pelo subsecretário e pelo coordenador pedagógico e, depois, será enviado, em cópia, à escola.

As reorientações para o trabalho dos pedagogos na rede estadual visam, ainda, dar uniformidade à gestão pedagógica nas escolas públicas do estado de Goiás, sempre respeitando as particularidades de cada unidade escolar.

Goiânia, 25 de fevereiro de 2011.