Páginas

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Parabéns São Francisco de Goiás!



No próximo dia 8 de setembro a nossa cidade completará 57 anos de emancipação política
Parabéns São Francisco de Goiás pelo seu aniversário
Cidade interiorana de muitas faces e muita gente.
Face pobre sedenta de desesenvolvimento
Face culta de alta intelectualidade
Gente simples e cativante
Povo ordeiro e trabalhador.
Negro, branco, pardo e de todas as cores
Gente de toda fé
E gente sem fé.
Autóctone ou imigrante
Somos o povo franciscano
Terra do pequi, das mangueira, das mangaba e da jabuticaba
Terra do Rio Pari, sua linda cachoeira e do córrego Caba vida
Terra da pamonha, da galinhada, a guariroba e do abacaxi
Cidade de boas escolas, belas igrejas e da folia de reis
Gente que vive e faz história
Cidade dos sonhos de tantos em todos os tempos que construiram e constroi um lugar melhor para se viver.
Prof. Dionizio Coêlho

Cavalhadas em Sao Francisco de Goias





Como folguedo popular, a Cavalhada é um torneio eqüestre, de procedência ibérica que chega a se reportar às históricas lutas entre mouros e cristãos.

A cavalhada é uma tradição dos torneios da Idade Média, onde os aristocratas exibiam em espetáculos públicos, sua destreza e valentia. Na verdade, cavalhada representa a luta entre mouros e cristãos. São doze cavaleiros mouros e doze cavaleiros cristãos. No final da longa batalha, vencem os cristãos que ainda conseguem converter os mouros ao cristianismo. Trata-se de uma tradição praticada em várias regiões do Brasil, porém com diferenças marcantes de uma região para outra.

Os moradores vestem roupas típicas, muito coloridas, lembrando os reis mouros e cristãos. Nas vestes dos mouros predomina a cor vermelha e, nos cristãos a cor azul. A mais luxuosa roupa pertence ao rei cristão. O rei cristão e seu embaixador usam de duas e três pontas. O rei mouro usa um capacete dourado do tipo romano. Eles são os líderes das cavalhadas, encenação que lembra, como já dissemos, a guerra entre mouros e cristãos na Europa medieval.

As cavalhadas duram três dias. São três dias de luta, combate entre mouros e cristãos. Durante três tardes, as “tropas” de cristãos e mouros representam, com seus desafios e carreiras, as lutas travadas entre Carlos Magno e os Sarracenos, que terminam no final da segunda tarde com a rendição, ou seja, a conversão e batismo dos mouros.

Após a vitória dos cristãos, os mouros são batizados por um padre. Em seguida dá-se a comemoração. A principal atração é a retirada das argolinhas que estão suspensas no ar, geralmente dependuradas num varão, num poste. Para retirá-las o cavaleiro tem que demonstrar destreza e habilidade sobre o animal. Cada argolinha apanhada é oferecida a uma personalidade ilustre que se acha presente naquele local.

Em São Francisco de Goiás, as Cavalhadas, representação das lutas travadas entre os Cristãos e os Mouros (seguidores de Maomé), são realizadas juntamente com os festejos da Festa do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do Rosário. Os festejos em louvor ao Divino Espírito Santo existem em praticamente todos os municípios goianos do ciclo do ouro (Sec. XVIII) e se destacam sobre todos os demais pela conservação de seus traços que são mantidos desde a sua origem até os dias de hoje de forma quase intacta.

Esta festa se caracteriza alem de seus aspectos religiosos, também pela sua forma de ser, pois em todas as cidades onde ainda existe, se realizam os sorteios que definem todos os cargos da festa seguinte, sorteando desde a posição máxima que é o Imperador do Divino e o Rei e a Rainha de Nossa Senhora do Rosário, que são os festeiros e os demais encarregados, denominados Mordomos, que auxiliam na realização da festa. Em São Francisco, desde 1995 não ocorrem mais estes sorteios, e o festeiro sempre fica a cargo do pároco local, Padre Peter Lechermann.

Em São Francisco estes festejos existem desde meados do século passado, não se sabendo com exatidão, quando se realizaram pela primeira vez, sabe-se entretanto, que a coroa e o cetro em prata de lei do Divino foram confeccionados em Pirenópolis com prata doada pela população franciscana e as duas coroas de Nossa Senhora do Rosário, foram feitas na década de 30, sendo as mesmas doadas pelo Sr. João Alves de Carvalho.
As encenações das batalhas entre mouros e cristãos são realizadas em dois (sábado e domingo), onde também são celebrados pela Igreja Católica os festejos do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do Rosário, no município.

Nas Cavalhadas de São Francisco, assim como as outras representadas no Estado de Goiás, existem também outras manifestações folclóricas e culturais, como a Folia do Divino, Danças Típicas e destacando-se os mascarados, que tem a função de alegrar a festa, sempre no intervalo das apresentações da Cavalhadas, assim como se dispersam pela cidade, contagiando a todos com muita alegria e irreverência, pois a cada ano que se passa, são renovados e multiplicados os adeptos a esse folclore.

Também na corrida das Cavalhadas eles representam o espião mouro que é descoberto pelos cristãos, no início das batalhas. Divertem bastante também na retirada das argolinhas no último dia de apresentações.

Histórico das Cavalhadas
(Clique aqui e confira o histórico)

História de São Francisco de Goiás


São Francisco de Goiás teve a sua origem por volta do ano de 1740, no ano em que começou a aglomeração de moradores que mais tarde se tornaria cidade.

Os bandeirantes desempenharam papel importante no povoamento de Goiás. Os primeiros núcleos ou povoações surgiram, em nosso Estado, graças à mineração. Foram fundados por Bartolomeu Bueno da Silva, sendo o primeiro deles o Arraial da Barra que, mais tarde, recebeu o nome de Buenolândia, hoje um distrito do município de Goiás. Em 1722, Bartolomeu Bueno deu início ao Arraial de Santana que, em 1739, se transformou em Vila Boa de Goiás e, mais tarde, na Cidade de Goiás.

A notícia da descoberta do ouro em Goiás se espalhou rapidamente, atraindo o interesse de muitos aventureiros, principalmente das capitanias de Minas Gerais e Bahia, povoando assim a nossa terra.

Muitos arraiais foram surgindo em torno de Santana, pelas margens dos córregos e dos rios, onde iram sendo encontradas as minas de ouro, como as de Ferreiro, Ouro Fino, Arraial das Antas e Santa Rita. Outro núcleo de povoamento importante na época, chegando mesmo a competir com Santana, foi o Arraial da Meia Ponte, hoje Pirenópolis, fundado por Manoel Rodrigues Tomás.

Pelos caminhos que ligavam Vila Boa de Goiás com Minas Gerais e Bahia, foram surgindo outras povoações, como os arraiais de: Jaraguá ou Córrego de Jaraguá; Corumbá, hoje Corumbá de Goiás; Arraial do Rio Claro, hoje Iporá; Santa Luzia, hoje Luziânia, e São Francisco das Chagas, hoje São Francisco de Goiás.

Em direção às fronteiras com a Bahia surgiram os seguintes núcleos de população: São José do Alto Tocantins, hoje Niquelândia; Traíras; Flores de Goiás; Arraias; Natividade; Chapada; Conceição; Moquém; Carmo; São Domingos e São José do Rio Duro, hoje Dianópolis.
Na época em que o Brasil era colônia de Portugal, Goiás pertencia à Capitania de São Paulo. Em 1744 foi criada oficialmente a Capitania Geral de Goiás - as terras de Goiás haviam sido desmembradas das terras de São Paulo. A capital da Capitania passou a ser Vila Boa, e o primeiro governante, D. Marcos de Noronha - o Conde dos Arcos.

A história registra que a bandeira de Manoel Rodrigues Tomaz, bandeirante fundador de Pirenópolis e Jaraguá, guarda-mor das jazidas auríferas do Rio das Almas, tendo a necessidade de formar lavouras para abastecimento dos bandeirantes, um dos membros da bandeira, por nome de Francisco Chagas de Assis, se deslocou ao sul da serra de Jaraguá e localizou terras próprias para a agricultura e pecuária, no qual ele denominou de Furado, onde hoje se situa a fazenda Cachoeira de Santo Antonio, onde ele fundou a sua propriedade e mais ao largo construiu a Capela perto de uma nascente, onde se rezavam os terços periodicamente; este fato fez surgir rapidamente um aglomerado de casas, onde hoje localiza a Praça Jacinto Barbosa: ainda no século XVIII, foi construída uma Igreja com paredes de taipa, altares de madeira entalhadas e com pinturas policromadas. É desta época a imagem de madeira de São Francisco, que ainda hoje se mantém com todo o esplendor de suas características barrocas na Igreja Matriz de São Francisco.

Em 1850, foram doados para a Paróquia, aproximadamente 80 alqueires de terra, onde se situa a cidade para que assim pudesse o então Arraial de Chagas progredir e se tornar cidade independente.

Perde-se no tempo a época em que a cidade foi elevada a Distrito, no entanto há registro de atividades do Cartório de Registro Civil, em janeiro de 1889, quando reinava no Brasil, o Imperador Pedro II.

A cidade de São Francisco teve o seu primeiro impulso de desenvolvimento entre os anos de 1870 e 1900, graças aos esforços dos Coronéis Jacinto Barbosa e Feliciano Leite Borges, ilustres filhos desta terra que dedicaram suas vidas na luta pelo desenvolvimento de São Francisco.

São Francisco teve a sua independência política consagrada por Lei Estadual n° 768, de 8 de setembro de 1953, sendo esta a data em que se comemora o aniversário da cidade. O responsável pela aprovação do projeto de emancipação foi o Deputado Clodovel Alves de Castro.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Concurso de contos e Poesias

Esta unidade escolar está realizando um concurso de contos e poesias selecionando alunos e alunas para concorrrer com pessoas de de outras uniodades escolares da Subsecretaria Regional de Educação de Goianésia. Dia 31 de agosto às 13h serão selecionados os representantantes do Polo de Jaraguá, do que esta ecola faz parte.
Na categoria contos a vencedora foi a aluna da EETI, Jordana Rodrigues - 6º ano Pereira.
Na categoria poesias a seleção acontecerá hoje no período vespertino e as participantes são todas alunas da EETI:
Juliana Ferreira da Silva - 7º ano
Lorrane Silva Soares Pires - 6º ano
Karla Avelino da Silva - 6º ano
Sthefane Caroline Soares Lima - 7º ano
Sheron Raquel Aparecido de Souza - 6º ano

Parabéns!
Prof. Dionizio Coêlho

Uma aula de campo em Jesúpolis

Ontem professores e alunos desta Unidade Escolar estiveram em Jesúpolis – GO participando da 6ª Semana Cultural realizada pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura daquela cidade. Visitamos os estandes de artesanato, de frutas, cereais, verduras e comidas produzidas na região. Houve apresentações artísticas e culturais de Jesúpolis e do grupo de dança de Anápolis.
Participaram da excursão em Jesúpolis alguns alunos do 9º ano, os alunos da EETI, o diretor Dionízio Coêlho, as coordenadoras Gilma Vasconcelos e Rúbia Gama e as professoras Ana Maria, Gilda V. Magalhães, Heremice de Aquino, Leila Duarte, Rosângela Cardoso e Velardina Dalsíria.
Os alunos farão um relatório sobre os itens observados avaliando a excursão.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Coordenadora Gilma Vasconcelos orientando a sequência didática


A coordenadora pedagógica conversando com as colegas sobre a sequência didática do final de agosto e início de setembro.

Reunião Pedagógica


Este foi um dos momentos importante da nossa reunião, quando estávamos elaborando a sequência didática do final de agosto e início de setembro, haja discussão0.

Esse é um dos momentos preferidos da garotada da EETI


Almoço dos alunos da Escola Estadual de Tempo Integral São Francisco.

Esse vídeo foi muito bom


Aula com a profª Marlene- Exibição de vídeo no Laboratório de Informática

Essa gente come...!!!!


Veja o io que aconteceu no inervalo da 1ª Reunião Pedagógica deste semestre

Quanta folga!!!!


Esse recreio tá animado!!! Calma foi só um cochilo!

Quanta folga nesse recreio.!!!!

Veja o que encontramos em um de nossos recreios. Calma foi só um cochilo rápido!

6º Trabalho Coletivo


Esse trio esteve muito animado no 6º Trabalho Coletivo. Pode-se dizer que esse é o trio pedagógico de nossa querida Escola ]Estadual de Tempo Integral São Francisco.

Reunião em Jaraguá

Ontem às 13:30h, participaram de uma reunião no Colégio Estadual Diógenes de Castro Ribeiro, sobre a dimplantação do SIGE online o nosso diretor, prof. Dionizio Ferreira Coêlho e a Profª Maria Eva Cardoso.; Segundo os mesmos esse procedimento modernizará o trabalho na escola.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Vamos rir um pouquinho?


O mineirim e o fiscal do IBAMA

Um fiscal do Ibama recebe uma denúncia e vai verificar.
Dirige-se para a casa de um mineiro lá no meio do mato.
Chegando no local sem se identificar, vai logo travando um diálogo:

Fiscal: - Bom dia.
Mineiro: - Bom dia, moço..

Fiscal: - Como vai a luta?
Mineiro: - Diifici.

Fiscal: - Tem caçado muito?
Mineiro: - Uai sô, a semana passada matei uns 20 piriquitim.

Fiscal: - Vinte?
Mineiro: - Fio, pega as cabeça dos piriquitim pru o home vê.

Fiscal: - E paca, tem caçado muito?
Mineiro: - Nossinhora, só uma nessa semana.. Fio, traiz a cabeça da paca.

Fiscal: - E outros animais silvestres, tem caçado muito?
Mineiro: - Um monte dêles. Fio, traiz as cabeça dos otros bicho pro homem aquerditá.

Fiscal: - Não tem passado por aqui nenhum fiscal do Ibama?
Mineiro - Craro moço, semana passada. Fio, traiz a cabeça do fiscal pro home vê.

Fiscal: - Até outro dia. Obrigado pela atenção.
Mineiro: - Numtemdiquê.. Vorte sempre.

16ª Festa em Louvor a São Vicente de Paulo


Neste final de semana acontece o encerramento da 16ª Festa em Louvor a São Vicente de Paulo em nossa cidade. Como educador sinto-me feliz em poder falar um pouco sobre o trabalho dos vicentinos, principalmente em nossa cidade que é a prática da caridade.
Os irmãos mais pobres recebem o apoio para a caminhada, muitos têm necessidades materiais, mais existe também uma necessidade gritante que é o afeto. E seguindo o carisma de São Vicente, pessoas abnegadas tentam suprir tais necessidades.
A caridade é dom total.
Prabéns Vicentinos franciscanos....

Convocação para o 6º Trabalho Coletivo

Estado de Goiás
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GOIANÉSIA
ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISCO
_____________________________
Nesta

CONVOCAÇÃO



O Prof. Dionízio Ferreira Coêlho, Diretor deste Estabelecimento de Ensino, vem através desta CONVOCÁ-LA (O) para o 6º Trabalho Coletivo a ser realizado no próximo dia 21 de agosto de 2010 das 7:30 às 12h. O trabalho coletivo é considerado um dia letivo normal, sendo assim, sua presença é obrigatória.

São Francisco de Goiás, 20 de agosto de 2010.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Encontro de Professores da EETI

No período de 22 a 25 de agosto do corrente ano acontecerá a 4ª etapa para capacitação dos professores que atuam nas Escolas Estaduais de Tempo Integral de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em Pirenópolis-GO. Desta escola participarão as Professoras:
Ana Maria da Luz
Ediléia da Silva Morais Bastos
Gilma Vasconcelos da Silva Faria
Marlen Bernardes Rodrigues de Morais
Patrícia de Almeida Melo
Rosângela Cardoso de Jesus
Velardina Dalsíria Ferreira de Oliveira
Desejamos a todas um excelente encontro.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Parabéns Nossos alunos e alunas classificados para a Brasileiras de Matemática.

Parabéns pela classificação de vocês!!! Dia 11 de Setembro de 2010 às 14;30h acontecerão as provas da 2ª fase lá no Colégio Estadual Antonio Ferreira Rios.
Dealmo Yank Hach
Deivid Moura dos Santos
Jackeline Alves da Silva
Jasyelle Cândida Porfírio

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

SEMANA DE EDUCAÇÃO PARA A VIDA.






Estado de Goiás
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GOIANÉSIA
ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISCO


Relatório: SEMANA DE EDUCAÇÃO PARA A VIDA.

De acordo com Planejamento Escolar no inicio deste ano letivo, do dia 09 a 13 de agosto realizou-se nesta unidade escolar, “A Semana de Educação para a Vida”.
As atividades aconteceram com a seguinte programação:
Segunda-feira dia 09 de agosto de 2010 às 8h: houve o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional e a seguir alunos e professores se dirigiram ao Bairro Bela Vista, sorteado anteriormente, com a finalidade de conversar com as famílias no intuito de conscientizá-las sobre o grave problema da DENGUE. A recepção foi muito boa e as pessoas gostaram muito do desempenho dos alunos que falaram com segurança sobre a questão da DENGUE. Cada casa visitada recebeu um panfleto confeccionado pelos alunos e nas casas fechadas, os mesmos foram deixados na caixa do correio.
No período vespertino realizou-se a limpeza da caixa d’agua desta unidade escolar, sob a coordenação do vigia noturno João Flor da Abadia.
Dia 10 de agosto às 8h Palestra sobre DST/AIDS, ministrada pelo Prof. Jader Jefferson Marques e às 15h visita à casa do Idoso, onde os alunos da EETI contaram e ouviram histórias.
Dia 11 de agosto às 20h teve início a festa em comemoração ao Dia do Estudante. No evento houve apresentações artísticas e culturais, músicas gospel e um jantar oferecido pela comunidade escolar aos presentes. Alguns pais e outras pessoas da comunidade escolar compareceram no evento.
Dia 12 de agosto às 8h Palestra sobre “Motivação”, ministrada pela estudante de Psicologia, Ana Leite Ferreira Coelho e às 15h Visita à Creche Beato Arrnaldo Janssen, onde aconteceram contação de história e apresentações musicais.
Dia 13 de agosto às 8h realizou-se os jogos de futsal pelos alunos do 9º ano e os alunos da EETI foram em excursão à fazenda Campo Alegre, onde aconteceram aulas de campo e natação. O senhor Geraldo pereira da Silva, amigo da escola, cedeu sua piscina e a oportunidade de observarmos uma nascente e uma erosão em sua propriedade. Foi um dia bastante proveitoso, os alunos divertiram bastante e tiveram um ótimo comportamento.
Às 20h, encerrando “A Semana de Educação para a Vida”, realizamos o 3º Dia Temático: Minha Escola, Minha Comunidade, onde estiveram presentes alunos, pais, professores, membros do Conselho Escolar, Conselho Tutelar, os cantores da Igreja o Brasil para Cristo e amigos da escola.
O Presidente do Conselho Tutelar, José Ailton dos Santos ministrou uma Palestra “Valorização da Vida na atualidade”. Na sequência houve uma reunião de pais para entrega dos boletins e repasse de alguns avisos rotineiros e encerrando houve um jantar oferecido pela comunidade escolar.
Avaliamos “A Semana de Educação para a Vida” como muito positiva, porque foi diversificada, durante as palestras houve muita interação e os alunos e pais envolvidos estiveram bastante interessados.



São Francisco de Goiás, 14 de agosto de 2010.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Parabéns estudante pelo seu dia!!!




A época da escola é uma fase de descobertas, professores, livros e colegas de classe estão a todo tempo por perto. A todo momento você pode tirar dúvidas, trocar experiências, se relacionar com diferentes pessoas, aprender a “lidar com gente”, com superiores e a ter responsabilidade. A escola é um momento de aprendizado: situações que você vivencia ali e às vezes não dá muita importância, serão as que você vivenciará na faculdade, no trabalho, em uma reunião, etc.
Aprenda na escola da vida tudo que ela puder ensinar e o resto aprenderá na escola da vida que tem como mestre o tempo.
Esta escola é feliz por ter você como aluno/aluna.

sábado, 7 de agosto de 2010

Aos Pais de nossos alunos!!! Parabéns!!!


Pai de Verdade!

Pai de verdade mesmo sabe que ser pai não é simplesmente
recolher o fruto de um momento de prazer, mas sim perceber
o quanto pode ainda estar verde e ajudá-lo a amadurecer.
Pai de verdade mesmo não só ergue o filho do chão quando ele cai,
mas também o faz perceber que a cada queda é possível levantar.
Ele não é simplesmente quem atende a caprichos: ele sabe perceber
quando existe verdadeira necessidade nos pedidos.
Pai de verdade mesmo não é aquele que providencia as melhores
escolas, mas o que ensina o quanto é necessário o conhecimento.
Ele não orienta com base nas próprias experiências, mas demonstra
que em cada experiência existe uma lição a ser aprendida.
Pai de verdade mesmo não coloca modelos de conduta, mas aponta
aqueles cujas condutas não devem ser seguidas.
Ele não sonha com determinada profissão para o filho, mas deseja
grande e verdadeiro sucesso com sua real vocação.
Ele não quer que o filho tenha tudo que ele não teve, mas que tenha
tudo aquilo que merecer e realmente desejar.
Pai de verdade mesmo não está ali só para colocar a mão no bolso
para pagar as despesas: ele coloca a mão na consciência e percebe
até que ponto está alimentando um espírito de dependência.
Ele não é um condutor de destinos, mas sim o farol que aponta para
um caminho de honestidade e de Bem.
Pai de verdade mesmo não diz " Faça isto " ou " faça aquilo " , mas sim
" tente fazer o melhor de acordo com o que você já sabe " .
Ele não acusa de erros e nem sempre aplaude os acertos, mas pergunta
se houve percepção dos caminhos que levaram o filho a esses fins.
Prof. Dionizio Coêlho
Diretor

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

As aves fazem xixi?

Não, porque elas não têm bexiga para armazenar a urina.

Quando ingerem líquidos, estes vão para o intestino, onde são absorvidos, depois passam para o sangue e chegam aos rins, onde são purificados.

As impurezas - principalmente uma substância conhecida como urato - se depositam com as fezes numa parte do intestino chamada coprodeu.

Nas fezes da maioria das aves existe uma porção esbranquiçada, que é formada pelo urato.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Reunião de Secretárias

A profª Gildelene Teixeira de Lima, Secretária desta unidade escolar, participará na próxima 5ª feira de uma reunião às 8h no C. E. Silvio de Castro em Jaraguá-GO. Assunto: Censo Escolar.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

"Por causa de um certo reino"


Aprendi desde tenra idade que existe um Grande Reino
Onde imperava a felicidade, a harmonia, a paz e o amor.
Na ãncia de encontrar esse reino fui crescendo e aprendendo coisas importantes, verdades e mentiras sobre esse reino.
Na busca constante pelo reino esperado, fui acumulando informações úteis e inúteis, mas a minha crença nesse certo reino não abalava nunca.
Encontrei homens e mulhers que dedicaram suas vidas na implementação desse esperado reino. Algumas dessas pessoas foram e são formidáveis, vivem sorrinddddo, cantando e sustentando aqueles que mais precisam de qualquer tipo de ajuda.
Algumas dessas pessoas já nos deixaram e também deixaram uma convicção muito forte a respeito desse reino.
Inúmeros morreram "por cauda de um certo reino".
Infelizmente na caminhada há também alguns que buscaram e buscam destruir o que ainda existe desse reino.
Desseram-me que esse certo reino, era um reino de irmãos, de paz e de libertação, onde não haveria lugar para o ódio e o rancor.
São Francisco de Assis soube viver esse reino e em sua oração pela paz pede para levar amor onde reina o ódio; a união onde existe a discórdia e termina dizendo que é amando que se é amado.
Hoje ainda busco esse certo reino, mas com muita tristeza vejo algumas pesoas que deveriam lutar pela expansão do reino se contorcendo no ódio e no rancor, pregando o perdão, mas esquecendo de perdoar, falam de obediência, mas não obedecem, difama e caluniam e difamam.
O Divino Mestre um dia disse - "como pode tirar um cisco do olho de teu irmão se o teu olho tem um arqueiro?" E disse também - "Ai de ti guia cego..."
Leitor (a) amigo (a) se você também procura esse reino, é preciso lembrar que em qualquer momento da vida é preciso converter, mudar idéias ultrapassadas e banir o ódio e o rancor. O perdão é uma dádiva maravilhosa de Deus, não empobrece que o dá e nem diminue que o recebe.
Se lutar irmão contra irmão, o reino procurado não chegará e o mais triste é que tem muita gente esperando esse reino...
Aolongo de minha vida descobri que o Reino de Deus acontece aqui e agora.

Semana de Educação para Vida


Estado de Goiás
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GOIANÉSIA
ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISCO


Semana de Educação para a Vida
(09 a 13 de agosto de 2010)
Programação:

09/08 – Abertura Oficial (Hino Nacional Brasileiro)
8h – Campanha contra a Dengue no Bairro Bela Vista
15h – Limpeza da Caixa d'agua.

10/08 – 8h Palestra: DST e AIDS (Professor Jader Jefferson)
15h – Visita ao abrigo: “Contação de Histórias – Alunos da EETI”.

11/08 – 19h Reunião de Pais
Palestra: “Valorização da Vida” ( Conselheiro Tutelar José Ailton)
Festa do Estudante.

12/08 – 8h Palestra: “Motivação” (Ana Leite-Estudante de Psicologia)
15h – Visita a Creche: “Contação de Histórias – Alunos da EETI”.

13/08 – 8h Jogos 9º ano
9h – Excursão da EETI.

Que bom que você voltou!!!


Toda equipe da Escola Estadual São Francisco está muito feliz com a sua volta!
Desejamos a todos e a todas muito sucesso neste 2º Semestre. Rogamos ao Senhor Deus que ilumine a todos e a todas e que muito êxito seja alcançado!!!

Oração desta tarde...

Manifestai, ó Deus, vossa inesgotável bondade com os filhos e filhas que vos implora e se gloriam de vos ter como como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação, e conservando-a renovada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Recados para Orkut

Confira o que há de novo em Volta às Aulas!